Avaliação Endometrial

A infertilidade conjugal afeta aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva, e 50 a 60% desses casos são decorrentes de doenças do trato genital feminino. As patologias da cavidade endometrial desempenham papel importante  como fator de infertilidade, de forma que o diagnóstico e tratamento dessas alterações são fundamentais para a obtenção da gravidez. Aproximadamente um terço dos ciclos de fertilização in vitro culminam com gestação clínica. O insucesso desse método pode ser atribuído á qualidade embrionária, fatores uterinos e endometriais ou transferência dos embriões.

A avaliação da cavidade endometrial é fundamental para a boa evolução do tratamento, onde alguns métodos são utilizados como a ultrassonografia transvaginal, a histerossalpingografia, a histeroscopia diagnóstica e a biópsia de endométrio. A ultrassonografia transvaginal avalia o endométrio na investigação básica, se existem alterações anatômicas como miomas ou pólipos, e  durante os tratamentos, se ocorre a sua transformação de proliferativo, antes do período ovulatório (aspecto trilaminar), para secretor, logo após a ovulação (aspecto anular).

A histerossalpingografia é utilizada para avaliação morfológica da cavidade uterina e das trompas, uma vez que a introdução do meio de contraste dentro do útero ajuda a delinear irregularidades no contorno do endométrio.

A histeroscopia diagnóstica é considerada o melhor método de avaliação endometrial, pois sob a visualização direta diferencia pólipos, miomas submucosos, hiperplasia endometrial, sinéquias, e tem a possibilidade de corrigi-las no mesmo tempo cirúrgico, desde que seja possível via ambulatorial. As mulheres com achados histeroscópicos anormais e submetidas a sua correção apresentam aumento significativo nas taxas de gestação clínica comparadas aquelas que não fizeram esse procedimento. Nas pacientes com estreitamento do colo uterino ou com  história de dificuldade na transferência dos embriões na fertilização in vitro quando submetidas a avaliação histeroscópica apresentam elevação nas taxas de gravidez.