Estenose do Colo Uterino

A estenose do colo do útero é uma situação anormal encontrada em algumas mulheres e que dificultam a realização dos procedimentos uterinos. O estreitamento do orifício interno do colo do útero pode ter vários graus, desde um fechamento discreto e de difícil percepção até a oclusão total do trajeto.

O diagnóstico dessa condição do colo uterino é feita durante a realização de algum procedimento, e em raras situações, o ultrassom transvaginal pode indicar anomalias no trajeto endocervical.

As causas mais comuns de estenose de orifício interno do colo uterino são antecedentes de infecção vaginal e cervical, presença de cistos de inclusão, cauterizações tanto com eletrocautério como a criocauterização, cirurgias no colo do útero, neoplasias malignas ou malformação uterina. Independente da causa, se houver a necessidade de abordar a cavidade uterina, se encontrará muita dificuldade no procedimento. Histeroscopias diagnósticas ou cirúrgicas, inseção de DIU, biópsia de endométrio, scratching endometrial e transferências de pré-embriões nos casos de fertilização in vitro.

A conduta nesses casos é a dilatação do canal endocervical e do orifício interno do colo do útero. Esse procedimento é realizado com instrumentais chamados Velas de Hegar. Existe a possibilidade do colo fechar novamente. Se isso acontecer, realiza-se o mesmo procedimento novamente. É importante que o útero como um todo esteja normal, pois além de ter o risco do sangue menstrual não sair e se acumular dentro da cavidade, também pode dificultar muito a ocorrência da gravidez.

O diagnóstico de estenose do colo uterino pode não ser muito fácil, porem o seu tratamento deve ser realizado por profissional habilitado e experiente, com condições de deixar o colo normal, com as suas funções recuperadas e com possibilidades de engravidar e de levar a gestação até o seu final sem intercorrências.